Quais são os direitos trabalhistas quando tem feriado prolongado?

Com tantos feriados que acontecerá em 2017 e muitos sendo durante a semana os trabalhadores ficam na dúvida se podem ou não ter folga.

A liberação deve ser expressa e se isto não ocorrer, tem que trabalhar. Às vezes, o empregado precisa e a empresa concorda em conceder esse dia de folga, mas o empregador não é obrigado a dar esse dia de folga de presente. Ele pode cobrar em troca o complemento dessa carga horária durante a semana. Por exemplo, tem um feriado na quinta-feira e o empregado não quer trabalhar na sexta-feira, não tem problema nenhum, o patrão pedir umas horas extras segunda, terça e quarta, sem ultrapassar as 10 horas por dia, para compensar a sexta-feira, basta combinar empregado e empregador, sem necessidade de buscar sindicato.

Se o empregado tirar a folga por conta própria, sem combinar nada com o empregador, então este trabalhador recebe a falta do dia, perde o descanso remunerado semanal, ou seja, perde 3 dias do mês, sem contar nos outros benefícios, e ainda pode ser punido com justa causa.